segunda-feira, 18 de julho de 2011

Porque aprender a Desenhar?


   Com o advento da escrita, a didática inicial do desenhar se perdeu. Os primeiro rudimentos da cultura humana estão cravados nas rochas, símbolos visuais, conhecidos por Rupestres. Esses símbolos com o passar do tempo, tornaram-se mais abstratos e em constante evolução geraram as letras, dando assim origem a escrita que organizou-se a partir da criação do alfabeto. Conclui-se então que o ser humano antes de conceber a escrita, por mais ou menos 27 mil anos desenhou e nessa transição que chamaremos “Alphagrafia”, a linguagem do desenhar se perdeu.
  Na falta de uma literatura estruturada o aprendizado do desenhar se sustentou e ainda se sustenta no frágil suporte denominado “dom” ou “talento”, privilégio de poucos iluminados.
   Diversos métodos, caminhos e até programas de computador, são criados quase que diariamente para auxiliar no ensino do desenho, porém, nenhum deles preenche essa lacuna que se refere aos primeiros degraus do design que possibilita a qualquer pessoa se enveredar por esse universo, sem a frustração do fracassar nas primeiras tentativas que ocasionam a desistência de muitos.
   Todos nós temos que aprender a ler e escrever, sem necessariamente nos tornarmos escritores, também temos que aprender matemática sem nos tornarmos matemáticos, pois essas ferramentas nos possibilitam inclusão social e nos prepara para o campo de trabalho.
   O desenhar não é apenas uma habilidade para a formação de artistas, deve ser somado a escrita e a matemática, formando um tripé de sustentação, que ampara o homem, expandindo e estabelecendo novos horizontes que, por consequência, atuam auxiliando o desenvolvimento das faculdades mentais. O desenhar é sim uma das principais ferramentas de trabalho e comunicação, cada vez mais exigida num universo onde, cada parafuso, aparelho eletrônico, ruas, casas, cidades, são concebidos a partir de um projeto gráfico. Com o advento da computação, “erroneamente” calculou-se que os softwares iriam suprir todas as necessidades nas áreas do desenho, porém, com o passar dos anos, mais do que utilizado em tempos antigos, o mercado carece de profissionais capazes, existe a busca de desenhistas com experiência, habilidade e percepção visual, conhecimento real para operar esses softwares.
   Alfagrafia é uma simulação por suposição que levou o homem a desenhar e compor o alfabeto e caracteres de todos os idiomas. O termo tem como objetivo gerar fixação do conceito, por ser um paralelo. Tornando assim fácil, o aprendizado do desenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário