sábado, 16 de julho de 2011

O que é Alfagrafização


Metodologia  criada e desenvolvida pelo artista plástico Caio Marcelo de Oliveira Santos, e que vem sendo ministrada com o nome de Desenho Básico Estrutural desde a década de 80 à crianças (a partir de 10 anos), jovens e adultos.
Método que se utiliza dos símbolos alfagráficos, possibilitando o aprendizado do desenho através de uma didática simples e objetiva. Mas simples que o alfabeto (26 algarismos), que a matemática (com 10 numerais e 4 operações), e semelhante a música (7 notas musicais), o alfagrafo composto composto por 7 caracteres, símbolos visuais ou elementos gráficos que viabilizam a representação de todo o universo de imagens, grafias, símbolos, reais ou imaginários, nos planos bi-dimensional e tri-dimensional.

                O método consiste basicamente em orientar o aluno a encontrar esses símbolos nas imagens a serem representadas. Para isso o programa de alfagrafização parte da premissa de que, para desenhar é necessário aprender, sem aprendizado o desenhista empírico vai estar sempre sentindo-se inseguro, na dependência de um momento de inspiração, de uma clareza mental vinda de um sopro divino, que lhe inspire, para executar um trabalho necessário e urgente.

“Aprender é a mudança das estruturas da mente”

                A maiorias dos desenhistas chegam a um resultado não tão satisfatório a partir da formula “tentativa e erro”, esse caminho muitas vezes contribui para a perpetuação de erros, criar vícios gráficos, isso não é produtivo. “W, 1099 Beth Edwards lançou o livro “Desenhando com o lado direito de cérebro”, esse livro trouxe grandes benefícios, mas não resolveu o problema de se desenhar profissionalmente, pois condiciona o aprendizado a uma dependência de um estado mental o” Alpha” (estado que acontece entre o sono e a vigília). Isso não é uma crítica, afinal foi através deste entre outros mecanismos que a humanidade construiu todo esse volume de informações visuais de que dispomos hoje.
                As ferramentas (alfagrafos) são as mesmas, a mudança esta na forma e seqüência como elas são apresentadas. O argumento certo, a palavra chave que abre o entendimento, somado a uma prática indispensável formam o que chamamos de “Alfagrafização”, experiência mínima necessária para o desenvolvimento dessa habilidade específica, o Desenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário