quarta-feira, 20 de julho de 2011

Prova De Habilidade Específica!

   Alfagrafização é uma fórmula revolucionária, objetiva e essencial para o ensino do desenho, como primeiro passo para trilhar o caminho das Artes Visuais.

   Hoje todos os jovens que querem se enveredar no caminho das Artes Visuais seja na área de: Arquitetura, Moda, Design Gráfico, Design de Produto, Desenho Industrial e Artes Plásticas, são testados no vestibular com uma prova de aptidão, na qual não foram preparados durante seu estudo no ensino fundamental. Os cursinhos, e ou escolas técnicas não dispõe de um curso básico para preparar o aluno para o que vai encontrar pela frente. Todos os anos saem das universidades, centenas de jovens com diploma nas mãos, sem nenhum conhecimento básico estrutural, mas que tiveram que desenvolver habilidades superficiais, para encarar os estudos e posteriormente o mercado de trabalho.
   Alguns cursos superiores exigem a realização da Prova de Habilidades Específicas. Essa cobrança acontece quando a graduação aborda temas que não são comumente vistos no Ensino Médio ou mesmo por se tratar de desenvolturas que nem todos possuem. Esse teste existe para selecionar aqueles que realmente têm capacidade para desenvolver o proposto pelo curso e se tornar um profissional gabaritado.
   Para o curso de Arquitetura e Urbanismo são feitos testes gráficos. O candidato passa por uma prova não muito usual se compararmos com a prova objetiva ou subjetiva de vestibular. Ele tem de responder as questões em folhas de desenho e usar papel manteiga como rascunho. Na prova podem ser encontrados enunciados como: desenhe à mão livre uma figura geométrica regular e calcule as medidas dos ângulos internos.          Já para o curso de Desenho Industrial, a prova prática verifica se o desempenho perceptivo e criativo é aguçado, assim como no curso de Design de Moda e outros desse campo.
   Um curso Básico Estrutural em Artes Visuais, é o elo que falta para o vestibulando entrar numa faculdade, preparado e seguro de sua opção, pronto para assimilar e desenvolver o conteúdo que vier pela frente. Um curso como esse não deveria ser privilégio de poucos, e sim um direito de todos, que dependem de nós pessoas especializadas, que sabem a real necessidade do mercado para absorver essa mão de obra tão especializada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário