TEATRO LIVRE INFANTIL/JUVENIL
(a partir 8 anos)
Docente: Daniel Leme
Coordenação: Verônica Jorge
Coordenação: Verônica Jorge
O Curso
Livre de Teatro Infanto-Juvenil do Instituto Cultural Caio Santos tem como
objetivo principal ajudar o desenvolvimento da criança e do jovem, no que diz
respeito ao desenvolvimento de um conjunto de habilidades necessárias para uma
socialização ideal.
É um curso
voltado para pessoas comuns que queiram usufruir do benefício que o teatro pode
trazer para a vida de cada um, seja no trato da timidez, seja numa melhor
impostação de voz, uma melhor dicção, ou seja, as Artes Cênicas + As Artes
Visuais + Música pode trazer muito benefícios para o desenvolvimento
físico/motor, psíquico e intelectual do ser humano.
PROGRAMA DO CURSO
1ª Fase: BÁSICO - (Primeiro ano) -
Neste estágio, trabalha-se primordialmente a flexibilização do aluno como um
ser pleno, ou seja, mente / emoções / corpo.
Através de uma série cumulativa de exercícios preparatórios,
e posteriormente cênicos, o aluno é conduzido, gradual e suavemente, à
descoberta de seu potencial pessoal e expressivo, envolvendo imaginação,
criatividade, improvisação, carisma, dicção, volume de voz, relações
interpessoais, organização pessoal, articulação e amadurecimento cultural além
de uma base para o trabalho cênico extremamente prática e versátil.
Os exercícios são realizados pessoal e coletivamente, sob a
constante orientação de professores e monitores, e seus objetivos são sempre
clarificados na própria aula.
2ª Fase: ARTÍSTICO (Segundo, terceiro, e quarto anos) Neste estágio, o aluno,
mais flexível e já tendo experiência de palco do ano anterior, aprofunda-se
mais na Arte Teatral propriamente dita, no que concerne a expressão corporal e
aos aspectos interiores da atuação. O aluno deste estágio notabiliza-se por um
aprimoramento de seu potencial expressivo, pois o trabalho de palco é
intensificado através de uma coleção de exercícios psicofísicos, que vem
somar-se à Base Técnica do primeiro estágio.
3ª Fase: ESTILÍSTICO :(Último ano) No terceiro estágio, o aluno estuda os
aspectos exteriores da atuação, centrados na relação ator/espectador. Sob o
título de Estilística, aprende as formas da atuação nas dimensões sincrônica e
diacrônica. Sob o título caracterização, aprende a diferenciar e classificar,
mediante prática, observação e pesquisa. É o estágio do artesão cênico, quando
o aluno amadurece a consciência do que é ser um "Ator Creador".
Em todos os estágios são encenadas peças teatrais, de acordo
com as necessidades das turmas.
Os papéis são adequados aos participantes, proporcionando-lhes
oportunidades genuínas de vivência de palco.
FORMAS DE AVALIAÇÃO – Os familiares devem avaliar o nosso trabalho acompanhando
as mudanças comportamentais dos seus filhos no dia a dia na família e na escola.
O aluno avalia seu desenvolvimento pessoal no dia-a-dia e nas encenações, pois
não efetuamos prova escrita.
São muitos os critérios de avaliação envolvidos em nosso
trabalho. Contudo, salientamos alguns, considerados mais importantes:
- Aprimoramento pessoal do aluno, em termos de
sociabilidade, comunicação e expressão, auto-estima, uso do potencial
artístico, amadurecimento cultural, etc.
- Influência dos fatores acima citados em ambiente escolar e
familiar.
Ao final de cada Ano Letivo será encenada uma peça teatral,
de acordo com a necessidade das turmas. Os papéis serão adequados aos alunos
respeitando sua idade, proporcionando-lhes oportunidades genuínas de vivência
de palco.
Horários
Disponíveis
Manhã: Sexta Feira das 10 às 13hs
Tarde: Quarta Feira das 14 às 17hs
Noite: Quarta Feira 18:00 às 21:00 hs
Sexta Feira 8:30 às 21:30
Tarde: Quarta Feira das 14 às 17hs
Noite: Quarta Feira 18:00 às 21:00 hs
Sexta Feira 8:30 às 21:30
Investimento
Consulte
Nenhum comentário:
Postar um comentário