Teatro



TEATRO LIVRE INFANTIL/JUVENIL
(a partir 8 anos)

Docente: Daniel Leme
Coordenação: Verônica Jorge

O Curso Livre de Teatro Infanto-Juvenil do Instituto Cultural Caio Santos tem como objetivo principal ajudar o desenvolvimento da criança e do jovem, no que diz respeito ao desenvolvimento de um conjunto de habilidades necessárias para uma socialização ideal.
É um curso voltado para pessoas comuns que queiram usufruir do benefício que o teatro pode trazer para a vida de cada um, seja no trato da timidez, seja numa melhor impostação de voz, uma melhor dicção, ou seja, as Artes Cênicas + As Artes Visuais + Música pode trazer muito benefícios para o desenvolvimento físico/motor, psíquico e intelectual do ser humano.

PROGRAMA DO CURSO

1ª Fase: BÁSICO - (Primeiro ano) - Neste estágio, trabalha-se primordialmente a flexibilização do aluno como um ser pleno, ou seja, mente / emoções / corpo.
Através de uma série cumulativa de exercícios preparatórios, e posteriormente cênicos, o aluno é conduzido, gradual e suavemente, à descoberta de seu potencial pessoal e expressivo, envolvendo imaginação, criatividade, improvisação, carisma, dicção, volume de voz, relações interpessoais, organização pessoal, articulação e amadurecimento cultural além de uma base para o trabalho cênico extremamente prática e versátil.
Os exercícios são realizados pessoal e coletivamente, sob a constante orientação de professores e monitores, e seus objetivos são sempre clarificados na própria aula.


2ª Fase: ARTÍSTICO (Segundo, terceiro, e quarto anos) Neste estágio, o aluno, mais flexível e já tendo experiência de palco do ano anterior, aprofunda-se mais na Arte Teatral propriamente dita, no que concerne a expressão corporal e aos aspectos interiores da atuação. O aluno deste estágio notabiliza-se por um aprimoramento de seu potencial expressivo, pois o trabalho de palco é intensificado através de uma coleção de exercícios psicofísicos, que vem somar-se à Base Técnica do primeiro estágio.


3ª Fase: ESTILÍSTICO :(Último ano) No terceiro estágio, o aluno estuda os aspectos exteriores da atuação, centrados na relação ator/espectador. Sob o título de Estilística, aprende as formas da atuação nas dimensões sincrônica e diacrônica. Sob o título caracterização, aprende a diferenciar e classificar, mediante prática, observação e pesquisa. É o estágio do artesão cênico, quando o aluno amadurece a consciência do que é ser um "Ator Creador".
Em todos os estágios são encenadas peças teatrais, de acordo com as necessidades das turmas.
Os papéis são adequados aos participantes, proporcionando-lhes oportunidades genuínas de vivência de palco.

FORMAS DE AVALIAÇÃO – Os familiares devem avaliar o nosso trabalho acompanhando as mudanças comportamentais dos seus filhos no dia a dia na família e na escola. O aluno avalia seu desenvolvimento pessoal no dia-a-dia e nas encenações, pois não efetuamos prova escrita.
São muitos os critérios de avaliação envolvidos em nosso trabalho. Contudo, salientamos alguns, considerados mais importantes:

- Aprimoramento pessoal do aluno, em termos de sociabilidade, comunicação e expressão, auto-estima, uso do potencial artístico, amadurecimento cultural, etc.
- Influência dos fatores acima citados em ambiente escolar e familiar.

Ao final de cada Ano Letivo será encenada uma peça teatral, de acordo com a necessidade das turmas. Os papéis serão adequados aos alunos respeitando sua idade, proporcionando-lhes oportunidades genuínas de vivência de palco.

Horários Disponíveis
Manhã: Sexta Feira das 10 às 13hs
Tarde: Quarta Feira das 14 às 17hs
Noite: Quarta Feira 18:00 às 21:00 hs
            Sexta Feira    8:30 às 21:30

Investimento
Consulte

Nenhum comentário:

Postar um comentário